top of page
Logo.png

Verstappen vence GP dos EUA de Fórmula 1 e encosta na briga pelo título

  • Foto do escritor: Neriel Lopez
    Neriel Lopez
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

ree

O holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu com autoridade o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, disputado neste domingo (19) no Circuito das Américas, em Austin (Texas). Verstappen chegou à frente do britânico Lando Norris (McLaren) e do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que completaram o pódio. O australiano Oscar Piastri (McLaren) terminou na quinta posição e sua vantagem na liderança do Mundial segue diminuindo em relação a Norris e Verstappen, que somou sua terceira vitória nas últimas quatro corridas.

A confiança do tetracampeão mundial holandês em conseguir uma virada nunca vista na história da F1 disparou com este fim de semana perfeito, no qual também teve a vitória na corrida sprint de sábado. Verstappen segue em terceiro na classificação geral, mas reduziu para 26 pontos a diferença para Norris e a 40 para Piastri.

“A oportunidade está aí, só temos que aproveitar a cada fim de semana (…) É emocionante”, disse o piloto da Red Bull sobre a façanha que quer alcançar nas últimas cinco etapas da temporada. O segundo lugar de Norris amenizou o fim de semana desastroso da McLaren, que no sábado teve seus dois pilotos abandonando a corrida sprint em um acidente na primeira volta.

Neste domingo, Piastri ganhou apenas uma posição em relação ao sexto lugar no grid. O australiano não conseguiu superar o veterano Lewis Hamilton, que terminou em quarto, novamente à beira do tão esperado pódio pela Ferrari. A McLaren, que vive uma seca de vitórias desde o final de agosto, esteve muito longe do rendimento de Verstappen, que liderou de ponta a ponta no calor texano, com temperaturas ao redor dos 30°.

Norris e Leclerc lutam até o fim

O holandês, que foi o pole position, fechou a porta para Norris na largada, enquanto Leclerc manobrou por fora e ultrapassou o britânico na primeira curva. Na sétima volta, Carlos Sainz tentou passar por dentro e atingiu a traseira do carro do italiano Kimi Antonelli (Mercedes), que voltou para a prova na última colocação, enquanto o espanhol da Williams teve que abandonar.

À frente, Norris lançou vários ataques a Leclerc até ultrapassá-lo na 21ª volta. O grande beneficiado da disputa foi Verstappen, que aumentou sua vantagem na liderança para mais de dez segundos.

Norris voltou a perder a segunda posição para Leclerc após uma parada para troca de pneus na 33ª volta.

O piloto da Ferrari ficou por quase 20 voltas à frente do britânico, colocando mais de dois segundos de vantagem.

Norris, no entanto, encontrou seu ritmo a tempo e deu seu último bote sobre Leclerc a quatro voltas do final, enquanto Verstappen avançava sem ser desafiado até a linha de chegada.

O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber), que largou em 16º e chegou ser o 13º após a batida entre Sainz e Antonelli, terminou na 18ª posição, à frente apenas do francês Pierre Gasly (Alpine) entre os pilotos que completaram a prova.


Resultado do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1:

1. Max Verstappen (HOL/Red Bull)

2. Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)

3. Charles Leclerc (MON/Ferrari)

4. Lewis Hamilton (GBR/Ferrari)

5. Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)

6. George Russell (GBR/Mercedes)

7. Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull)

8. Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari)

9. Oliver Bearman (GBR/Haas-Ferrari)

10. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)

11. Liam Lawson (NZL/Racing Bulls-Red Bull)

12. Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)

13. Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes)

14. Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)

15. Esteban Ocon (FRA/Haas-Ferrari)

16. Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls-Red Bull)

17. Franco Colapinto (ARG/Alpine-Renault)

18. Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber-Ferrari)

19. Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)

– Volta mais rápida da corrida: Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes) 1:37.577 na 34ª volta (velocidade média: 123,115 km/h)

– Abandonou:

Carlos Sainz (ESP/Williams-Mercedes): acidente da 8ª volta

 
 
 

Comentários


bottom of page