Trump: Libertação de reféns depende de destruição do Hamas
- Neriel Lopez
- há 6 dias
- 1 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18) que a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas só será possível quando o grupo terrorista palestino for “confrontado e destruído”.
– Só veremos o retorno dos reféns restantes quando o Hamas for confrontado e destruído! Quanto mais cedo isso acontecer, maiores serão as chances de sucesso! – escreveu Trump, na rede Truth Social.
O líder americano destacou que foi ele quem “negociou e conseguiu a libertação de centenas de reféns que foram devolvidos a Israel (e aos EUA!)”. Desde o início das negociações, o Hamas libertou cerca de 147 reféns em troca de acordos de cessar-fogo com Israel e negociações internacionais. Estima-se que ao menos 50 reféns ainda estejam na Faixa de Gaza, entre os quais 20 vivos e 30 mortos.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, insistiu neste fim de semana que aceitará um acordo com o Hamas com a condição de que todos os reféns mantidos em cativeiro em Gaza “sejam libertados de uma vez”. Ele tornou pública a oferta em um comunicado em meio a informações de que uma delegação do Hamas está no Cairo para conversar com mediadores do Egito sobre um cessar-fogo.
Netanyahu também pediu que o Hamas se desarme, que a Faixa de Gaza seja desmilitarizada e que seja instaurado um governo alheio ao Hamas e à Autoridade Nacional Palestina (ANP).
Comentários