Paulo Skaf volta a presidir Fiesp a partir de janeiro
- Neriel Lopez
- 5 de ago.
- 2 min de leitura

O empresário Paulo Skaf foi eleito nesta segunda-feira (4) presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O novo mandato de Skaf, que já presidiu a entidade de 2004 a 2021, será de quatro anos, de 2026 a 2029. O empresário concorreu em chapa única e recebeu 99% dos votos válidos.
“A Fiesp vai trabalhar pela construção de uma diplomacia empresarial que consiga defender toda a cadeia produtiva junto aos parceiros comerciais históricos do Brasil, bem como atuar na construção de novos mercados para fortalecer ainda mais a indústria”, disse Skaf.
O empresário irá suceder Josué Gomes da Silva, cujo mandato se encerra em 31 de dezembro de 2025.
A Fiesp é a maior entidade de classe da indústria brasileira e representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores.
Paulo Skaf critica “gestos” de Lula e culpa governo por tarifaço de Trump
O presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, atribuiu ao governo Luiz Inácio Lula da Silva a responsabilidade por decisões que levaram os Estados Unidos a impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A nova alíquota, anunciada pelo presidente Donald Trump, começa a valer nesta quarta-feira (6).
Em entrevista, Skaf afirmou que “o governo brasileiro, neste momento, fez certas opções que não foram convenientes ao Brasil”, citando como exemplos a reunião dos Brics no fim de junho e o discurso de Lula defendendo a desdolarização.
Haddad diz que oposição politizou tarifas dos EUA como em “nenhum outro país”
Ministro defendeu necessidade de separar interesses comerciais de disputas políticas para preservar a soberania nacional e a democracia
“Todos esses gestos, todas essas ações, elas provocam o nosso principal cliente de manufaturas, que são os Estados Unidos. Eu não entendo que seja uma boa política; nós provocamos, nós não estarmos bem com os Estados Unidos por várias razões”, disse. “Nós temos que enxergar isso com clareza e tomarmos essa cautela para essa situação se acalmar”.
Comments