top of page

BI na prática: como empresas estão utilizando essa estratégia?


O especialista em Business Inteligence, Pedro Felipe Uchoa

O que é um exemplo de Business Intelligence? Usar dados para veicular anúncios personalizados com base no histórico de navegação, fornecer acesso a dados contextuais de KPI para todos os funcionários e centralizar dados de toda a empresa em um ecos- sistema digital para que os processos possam ser revisados mais detalhadamente são exemplos de inteligência de negócios.


Aqui estão alguns cases famosos que mostram como a BI está fazendo a diferença para empresas em todo o mundo.


Coca-Cola

Com milhões de seguidores no Twitter e fãs no Facebook, a Coca-Cola se beneficia de seus dados de mídia social. Usando tecnologia de reconhecimento de imagem baseada em inteligência artificial, a empresa pode dizer quando as fotos de suas bebidas são publicadas online.


Esses dados, combinados com o poder do BI, fornecem à empresa informações importantes sobre quem está bebendo suas bebidas, onde estão e por que mencionam a marca online. As informações ajudam a fornecer aos consumidores uma publicidade mais direcionada, que tem quatro vezes mais probabilidade de resultar em um clique do que um anúncio geral.

New York Shipping Exchange (NYSHEX)

A New York Shipping Exchange (NYSHEX) é uma empresa de tecnologia para envio de cargas que trabalha para melhorar o processo de remessas para o exterior.


Para entender o desempenho geral da empresa, a TI extraía manualmente os dados de seu aplicativo proprietário e de vários aplicativos em nuvem e depois os importava para o Excel. Esse era um processo trabalhoso e poucas pessoas tinham acesso aos dados, e a maioria das solicitações de relatórios cabia à equipe de TI para executar.


A empresa investiu em BI, centralizou seus dados em um sistema e deu acesso a toda a empresa, capacitando aqueles sem conhecimento de codificação para mergulhar fundo na análise. Graças à BI e outros esforços, a empresa mais ampliou seu volume de transporte entre a Ásia e os EUA.


Uber

A empresa usa inteligência de negócios para determinar vários aspectos essenciais de seus negócios. Um exemplo é o aumento de preços. Os algoritmos monitoram as condições do tráfego, os tempos de viagem, a disponibilidade do motorista e a demanda do cliente em tempo real, o que significa que os preços se ajustam à medida que a demanda aumenta e as condições do tráfego mudam.


O preço dinâmico em ação em tempo real é semelhante ao que as companhias aéreas e cadeias de hotéis usam para ajustar o custo com base na necessidade.


O que esperar da business intelligence no futuro?


As tendências de BI e a melhoria da performance no mercado assim como sua comprovação são fatores significativos na tomada de decisão. Por este motivo, as empresas têm de lidar com os métodos e inovações mais recentes em Business Intelligence para se manterem a par das empresas concorrentes em termos de digitalização e concorrência. Para isso, vale a pena acompanhar algumas destas tendências.


SaaS acelerado e adoção de nuvem

Este ano, mais e mais empresas estão buscando migrar para a nuvem e aproveitar todos os benefícios do BI baseado em nuvem, seja hospedando-o em uma nuvem privada ou pública ou assinando uma solução de Software como Serviço (SaaS). A demanda por BI em nuvem continua crescendo em um ritmo massivo.


Para as empresas e suas equipes de TI, alguns dos principais benefícios da implementação de BI em nuvem incluem:

  • redução do estresse graças à manutenção automática e atualizações;

  • dados acessíveis da nuvem em qualquer dispositivo de qualquer local;

  • maior flexibilidade e escalabilidade;

  • administração e gerenciamento mais simples;

  • maior eficiência de custos e menor custo de propriedade;

  • segurança fornecida pela assistência a desastres e backup de dados.


Processamento de linguagem natural

O processamento de linguagem natural (PNL) preenche a lacuna entre computadores e humanos, eliminando a necessidade de qualquer linguagem de programação — e é uma tendência que vem transformando a inteligência de negócios nos últimos anos.


Com uma solução de BI baseada em PNL, em vez de precisar gastar tempo e recursos aprendendo como fazer perguntas, os usuários podem simplesmente perguntar sua ferramenta em inglês simples, como fariam com um colega.


Conclusão


Todos nós buscamos a capacidade de tomar decisões baseadas em dados. Seja para encontrar padrões, identificar tendências emergentes ou extrair insights que não são óbvios na superfície. Mas quantos dos cenários a seguir parecem familiares? Talvez seus dados não estejam acessíveis ou não estejam armazenados onde deveriam estar? A equipe em questão leva semanas para reagir à sua consulta e produzir um relatório?


Mesmo um relatório oportuno pode não estar em um formato acessível. Com planilhas grandes ou fórmulas manuais, oferecendo muito poucos insights acionáveis. Talvez os dados que você está procurando estejam armazenados em vários sistemas, que não se comunicam e contêm dados duplicados. Com dados não-confiáveis, desatualizados ou conflitantes, como você pode dizer qual deles é a única fonte da verdade?










Pedro Felipe Uchoa

Autor do livro "Inteligência organizacional"



 

bottom of page