Subiu para 23 o número de mortos vítimas das chuvas que atingem o Sudeste do Brasil desde a noite de sexta-feira, 22. Os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santos foram os mais afetados. Neste domingo, um boletim do governo capixaba registrava 16 mortos. O município mais afetado é Mimoso do Sul, cidade de quase 25 mil habitantes localizada no sul do estado, onde pelo menos 10 pessoas morreram nas enchentes, segundo o número oficial, que deve aumentar nas próximas horas. A situação lá é “caótica” e até agora os danos não foram mensurados, disse no sábado o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, nas redes sociais.
Cerca de 13 municípios deste estado vizinho do Rio de Janeiro estão em situação de emergência e muitos deles permaneceram isolados nas últimas horas de sábado, com comunicações e acessos interrompidos, disse Casagrande. As equipes de resgate trabalharam contra o tempo para ajudar pessoas isoladas, com barcos e aeronaves. No Rio de Janeiro, são oito o número de mortos, a maioria devido a deslizamentos de terra na região serrana do estado, informaram as autoridades.
Quatro dessas mortes foram consequência do desabamento de residências na cidade de Petrópolis, local que em 2022 foi palco de uma tragédia que deixou 241 mortos em fevereiro de 2022. A Defesa Civil municipal alertou para riscos “muito altos” de deslizamentos de terra neste domingo. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê mais chuvas para o Sudeste do Brasil para este domingo, 24. O tempo instável é consequência de uma frente fria que avançou pelo Sul do país.
留言