top of page

Onda de calor extremo traz temperaturas de ao menos 35ºC em 12 capitais brasileiras neste domingo


O segundo dia da primavera será quente. As temperaturas de cidades do Brasil atingirão níveis históricos neste domingo, 24. Em razão da onda de calor que começou na segunda-feira, 18, e cobre o país desde então, as últimas horas deste final de semana devem levar os termômetros a graus iguais ou superiores a 35°C em ao menos 12 capitais do país. É o que mostram dados da previsão do tempo disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os recordes ficarão nas regiões Norte e Centro-Oeste, com as máximas de 42ºC em Cuiabá (MT), 38°C em Goiânia (GO), e 39°C em Palmas (TO) e em Campo Grande (MS).


O instituto emitiu um alerta de “grande perigo” para 11 Estados e para o Distrito Federal. O aviso original foi iniciado às 11h do dia 20 de setembro e seguirá em vigor até as 18h da próxima terça-feira, 26. O alerta vermelho é emitido quando um fenômeno meteorológico excepcional é esperado e pode acarretar em riscos à integridade física ou mesmo à vida humana. De acordo com a previsão do Inmet para este domingo, o Rio de Janeiro deve atingir a temperatura mais alta para o Sudeste, com 38ºC. Em Belo Horizonte (MG) e em Vitória (ES), a máxima chega, respectivamente, aos 35ºC e 33ºC. Na capital paulista, os termômetros também vão marcar 35ºC. A maior cidade da América Latina será palco da finalíssima da Copa do Brasil, disputada entre São Paulo e Flamengo. O duelo decisivo ocorrerá às 16h, momento em que a temperatura deve atingir o seu ápice. Para minimizar os danos que podem ser causados pelo calor extremo, o torcedor que comparecer ao Morumbi poderá utilizar óculos de sol, boné e chapéu, protetor solar, roupas leves que não retêm calor, além de consumir água (não é permitido entrar com garrafas, mas ambulantes comercializam o produto no interior do estádio).


Em Rio Branco (AC) e em Porto Velho (RO), os termômetros marcarão 37ºC. Capital do Estado do Amazonas, Manaus deve registrar 35ºC. A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, será a única com temperaturas abaixo da média do país neste domingo. A máxima será de 21ºC, com previsão de fortes chuvas. Ainda no Sul do país, Florianópolis (SC) deve ter 32ºC como máxima, ante 33ºC de Curitiba, no Paraná. No Nordeste, segundo dados do Inmet, a maior temperatura deve ser registrada em Teresina, no Piauí, onde os termômetros devem chegar aos 38ºC. Em São Luís (MA) e em Fortaleza (CE), a máxima será de 33ºC. Nos demais Estados da região, os termômetros ficam entre 30ºC e 31ºC.


JP

Bình luận


bottom of page