top of page

Neymar e Vini Jr. concorrem a prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa

A Fifa anunciou nesta quinta-feira os 14 finalistas ao prêmio The Best, entregue ao melhor jogador mundo na temporada. Entre os indicados, estão os brasileiros Neymar, do Paris Saint-Germain, e Vinícius Júnior, do Real Madrid. Messi e Mbappé também integram a lista.


O prêmio, antes unificado com a Bola de Ouro, irá para sua sétima edição com este nome. Astros como Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Modric e Messi já levaram o troféu, sendo o atual detentor do título o atacante polonês do Barcelona.


Os 14 indicados ao prêmio The Best (Foto: Divulgação/Fifa)


Como critério para a decisão, será levado em conta toda a temporada 2021/22, mais a primeira metade de 2022/23, já que a entidade decidiu incluir a Copa do Mundo no período analisado.


O francês Karim Benzema foi coroado com a última edição da Bola de Ouro, da revista France Football, que não englobou o Mundial do Catar. No entanto, o favorito para receber o prêmio da Fifa é Messi, que enfim conquistou o tão sonhado título mundial com a seleção da Argentina em 2022.


A entidade realiza a premiação desde 1991, mas entre 2010 e 2015 o troféu foi entregue em conjunto com a France Football. Depois, foi criado o atual The Best. Ao todo, Lionel Messi é quem foi mais premiado (seis vezes).


A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 27 de fevereiro deste ano, em Paris, na França.


Veja os indicados ao prêmio The Best:

Julián Álvarez (Argentina e Manchester City);


Bellingham (Inglaterra e Borussia Dortmund);


Benzema (França e Real Madrid);


De Bruyne (Bélgica e Manchester City);


Haaland (Noruega e Manchester City);


Hakimi (Marrocos e PSG);


Vinícius Júnior (Brasil e Real Madrid);


Lewandowski (Polônia e Barcelona);


Mané (Senegal e Bayern de Munique);


Mbappé (França e PSG);


Messi (Argentina e PSG);


Modric (Croácia e Real Madrid);


Neymar (Brasil e PSG);


Salah (Egito e Liverpool).


Outras categorias

Entre os candidatos a melhor treinador do ano, estão os dois finalistas da Copa do Catar: Lionel Scaloni, da Argentina, e Didier Deschamps, da França. Além deles, concorrem também Carlo Ancelotti, do Real Madrid, Pep Guardiola, do Manchester City, e Walid Regragui, da seleção de Marrocos.


Já na premiação ao melhor goleiro do planeta, destaque para os brasileiros Alisson e Ederson. Courtois, Emiliano Martínez e Bono são os outros indicados.


Por fim, o Brasil tem mais uma representante na categoria feminina: a atacante Debinha. A sueca Pia Sundhage, comandante da Seleção Brasileira feminina, também disputa o prêmio de melhor treinador(a) do futebol feminino.

bottom of page