O Brasil encara a Holanda na segunda rodada da fase de grupos da Copa Davis, e o confronto está empatado em 1 a 1. João Fonseca foi o primeiro brasileiro a entrar em quadra nesta quinta-feira (12). O jovem de 18 anos, número 158 do ranking da ATP, venceu Botic van de Zandschulp, 68º do mundo e algoz de Carlos Alcaraz no US Open. O placar foi de 2 a 0 (7/6 e 6/4) na Unipol Arena, em Bolonha, na Itália. Depois, Thiago Monteiro (76º), acabou derrotado por Tallon Griekspoor (39º), também em sets diretos (6/7 e 4/6).
Ainda nesta quinta, haverá uma partida de duplas. Marcelo Melo e Rafael Matos vão enfrentar Wesley Koolhof e Botic van de Zandschulp, em duelo que definirá o vencedor da série melhor de três entre Brasil e Holanda.
João Fonseca vence a primeira na Davis
O jogo entre João Fonseca e Botic van de Zandschulp teve um primeiro set bastante equilibrado, com os dois atletas confirmando seus serviços até o nono game. Apesar da igualdade, o brasileiro conseguiu acertar quatro aces durante a parcial e complicou a vida do holandês, que não sacava tão bem. A primeira quebra veio com João, que cresceu na hora certa, estabeleceu seu jogo e fechou em 6/4, depois de 47 minutos.
No segundo set, os níveis apresentados pelos jogadores permaneceram semelhantes até o último game. A diferença para a parcial anterior foi a ausência de quebras, com os dois tenistas confirmando seus serviços. No tie-break, João fez 7 a 3, vencendo seu primeiro jogo na Copa Davis e deixando o Brasil em vantagem contra a Holanda.
Thiago Monteiro é derrotado
Assim que o jogo de Fonseca acabou, Thiago Monteiro entrou em ação, duelando com Tallon Griekspoor. Os tenistas confirmaram seus serviços nos primeiros games da partida, com aces dos dois lados da quadra. Tamanha igualdade fez com que a parcial fosse resolvida apenas no tie-break. E aí o holandês dominou. Não deu chances ao brasileiro, vencendo por 7 a 2.
O segundo set começou parecido com o primeiro, e os tenistas confirmaram os serviços iniciais. O holandês, porém, quebrou Monteiro no quinto game e assumiu a vantagem na parcial. Isso foi suficiente para que Griekspoor fechasse em 6 a 4 e vencesse a partida por 2 sets a 0.
O restante da Copa Davis
Na quarta-feira (11), os brasileiros estrearam com derrota na primeira participação do país na fase de grupos da Copa Davis. Foram superados pela Itália por 2 vitórias 1. No próximo sábado (14), pela última rodada do Grupo A, o Brasil voltará à quadra para jogar contra a Bélgica, que tem Zizou Bergs (72°), Joris De Loore (214°), Sander Gille (32° do ranking de duplas) e Joran Vliegen (também 32° das duplas).
Os países que terminarem em primeiro e segundo lugares dos quatro grupos da Copa Davis avançarão à fase final, que acontecerá entre 19 e 24 de novembro, em Málaga, na Espanha.
Comments