top of page

Harrison Ford se despede de Indiana Jones: "Não vou levar mais tombos"

A Disney revelou o primeiro trailer de "Indiana Jones 5" neste sábado (10/9) durante a D23 Expo, a convenção anual do estúdio. Mas não liberou para fora do evento.


Apesar disso, a prévia exibida no Centro de Convenções de Anaheim, nas proximidades da Disneylândia da Califórnia, serviu para diminuir o segredo em torno da produção. O trailer começa com cenas típicas da franquia, com Indy metido em perseguições de carro, cavernas e lutas contra nazistas, armado com seu famoso chicote. Mas fica claro que ele já está aposentado e é convocado para uma ultima missão.


A última vez que o personagem clássico foi visto na tela foi há 14 anos com "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal". Ford tinha 64 anos quando aquele filme foi lançado, e agora tem 80.


O ator participou do evento, acompanhado pelo diretor James Mangold ("Logan") e os colegas de elenco para confirmar que o filme marca realmente sua despedida do papel. "Estou feliz por estar aqui de novo, talvez pela última vez. É isso. Eu não vou levar mais tombos para vocês novamente. Mas muito obrigado", ele afirmou.


Aplaudidíssimo, ele agradeceu ao público pelo sucesso da franquia. "Obrigado por tornarem esses filmes uma experiência tão incrível para todos nós", disse ele para a audiência, parecendo bastante emocionado. "Tenho muito orgulho em dizer que este é fantástico. [Aponta para Waller-Bridge] E esta é uma das razões."


Phoebe Waller-Bridge ("Fleabag") é uma das novidades do elenco, junto com Boyd Holbrock ("Sandman"), Mads Mikkelsen ("Druk - Mais uma Rodada"), Antonio Banderas ("Uncharted"), Toby Jones ("Um Menino Chamado Natal"), Thomas Kretschmann ("Vingadores: Era de Ultron") e Shaunette Renée Wilson ("The Resident").


"Os filmes de 'Indiana Jones' são sobre fantasia e mistério, mas também são sobre coração", continuou Ford. "Temos uma ótima história para contar, bem como um filme que vai chutar seus traseiros."


Waller-Bridge também compartilhou a empolgação de Ford, dizendo: "Eu tive o melhor momento da minha vida fazendo este filme. Eu me sinto incrivelmente sortudo e tentar acompanhar esse cara [aponta para a Ford] é exaustivo."


O evento da Disney também serviu para reunir Ford com Ke Huy Quan, que estreou como ator mirim em "Indiana Jones e o Tempo da Perdição" há 38 anos. O ator vietnamita tinha 13 anos na época e agora tem mais de 50. Infelizmente, ele não faz parte do novo filme e estava na D23 para participar do painel de "Loki". Ke Huy Quan foi anunciado como principal novidade no elenco da 2ª temporada da série da Disney+.


Em desenvolvimento desde 2015, quando foi anunciado pelo então CEO da Disney, Bob Iger, "Indiana Jones 5" demorou para sair do papel por ter um roteiro inicial recusado. A ideia de David Koepp era uma continuação direta de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", que ele também escreveu. Mas o estúdio preferiu uma nova história de Jonathan Kasdan, filho de Lawrence Kasdan (o roteirista de "Os Caçadores da Arca Perdida"). Pai e filho trabalharam juntos recentemente em "Han Solo: Uma História Star Wars".


Mas os atrasos também foram causados por Steven Spielberg, que não conseguiu conciliar sua agenda de filmagens. O cineasta vinha adiando seguidamente os planos da produção, sempre priorizando outro filme sobre seu retorno à Indiana Jones. Até que, pressionado pela Disney, preferiu abrir mão da direção. Assim, o quinto longa será o primeiro da franquia sem o diretor original.


No lugar de Spielberg, a direção está a cargo de James Mangold.


"Foi um momento congelante para mim, algo com o que eu sonhava desde criança", disse Mangold sobre o trabalho.


Com a saída de Spielberg - após George Lucas deixar a franquia no terceiro filme - , só o compositor da trilha sonora, novamente assinada por John Williams, e o intérprete do protagonista continuam os mesmos do filme inaugural de 1981.


De acordo com Holbrook, os fãs não têm motivos para se preocupar com a mudança de diretor.


"O cara simplesmente não consegue fazer um filme ruim", disse o ator sobre Mangold, em entrevista à revista Variety. Holbrook foi dirigido pelo cineasta em "Logan".


"Indiana Jones 5" tem estreia marcada para em 29 de junho de 2023 no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.

bottom of page