top of page

George R. Robertson, ator da franquia "Loucademia de Polícia", morre aos 89 anos

O ator canadense George R. Robertson, que interpretou o chefe Hurst nos primeiros seis filmes de "Loucademia de Polícia", morreu aos 89 anos. Sua família disse que ele faleceu em 29 de janeiro no Sunnybrook Health Sciences Centre, em Toronto, no Canadá, mas não deu mais detalhes.


Robertson trabalhava na TV e no cinema há quase 15 anos, quando foi escalado como o exigente chefe Henry Hurst na sátira policial de 1984 estrelada por Steve Guttenberg. Seu personagem era o chefe da Academia de Polícia onde o protagonista, Carey Mahoney (Guttenberg), se matricula, após a recém-eleita prefeita de sua cidade anunciar que o departamento deveria aceitar qualquer um que se candidatasse.


Responsável por supervisionar o treinamento dos cadetes, o chefe Hurst muitas vezes se via enfrentando situações hilárias causadas pelos próprios alunos, tornando-se uma das principais fontes de comédia na franquia.


O filme de 1984 se provou um imenso sucesso e gerou mais seis sequências. Robertson só não participou da última, lançada uma década depois, em 1994.


Sua longa carreira abrange mais de meio século de produções, iniciando-se com uma figuração no terror clássico "O Bebê de Rosemary", em 1968. Ele também apareceu em pequenos papéis em três indicados ao Oscar de Melhor Filme: "Aeroporto" (1970), "Norma Rae" (1979) e "JFK" (1991).


Robertson continuou a trabalhar de forma constante nas telas ao longo das décadas, com créditos que se estendem até 2017. Entre seus destaques mais recentes estão o papel do vice-presidente Dick Cheney na minissérie "The Path to 9/11" (2006), e do senador Barry Goldwater na minissérie "The Reagans" (2000).


Ele foi nomeado Humanitário do Ano no Prêmio Gemini (o Oscar canadense) de 2004, apresentado pela Academia de Cinema e Televisão Canadense por sua "extraordinária compaixão e envolvimento comunitário [que teve] um enorme impacto na vida das crianças no Canadá e em todo o mundo."

Commentaires


bottom of page