top of page

Fifa The Best: Argentina protagoniza domínio inédito em principais prêmios

Foi histórico o domínio da Argentina na edição do Fifa The Best que os principais nomes do futebol de 2022, realizada na segunda-feira, em Paris. Pela primeira vez, os eleitos como melhor jogador do mundo (Lionel Messi), melhor técnico (Lionel Scaloni) e melhor goleiro (Emiliano Martínez) foram do mesmo país.


A Copa do Mundo vencida pela Argentina, em dezembro do ano passado, foi crucial para o resultado. Messi e Martínez haviam sido eleitos, respectivamente, o melhor jogador e o melhor goleiro do torneio. Apenas Scaloni ficou sem um troféu individual, até porque não há uma premiação específica para treinadores na competição. Pouco mais de dois meses depois do campeonato, o trio foi condecorado como os melhores em suas categorias no período entre agosto de 2021 e dezembro de 2022.


Em 2018, na outra vez que o Fifa The Best tinha as três categorias e foi relativo a ano de Copa do Mundo, representantes de países diferentes ganharam. Porém, a relação seguiu em linha ao desempenho das seleções no torneio. O francês Didier Deschamps foi o melhor técnico no Fifa The Best por ter guiado a França ao bicampeonato mundial. Luka Modric foi reconhecido pelo bom desempenho no Real Madrid e especialmente por ter levado a Croácia ao vice-campeonato mundial. E Thibaut Courtois, terceiro colocado com a Bélgica naquela Copa, levou como melhor goleiro.


Em 2020, a Alemanha chegou perto de realizar o feito. Jürgen Klopp ganhou como melhor treinador ao comandar o Liverpool ao título inédito do Campeonato Inglês na era Premier League; e Neuer foi o melhor goleiro após o Bayern de Munique conquistar cinco títulos, incluindo a Champions League. Em fase artilheira com o clube bávaro, o polonês Lewandowski recebeu, na ocasião, o primeiro de seus dois troféus de melhor jogador do mundo pela Fifa.


Confira os vencedores de melhor jogador, melhor técnico e melhor goleiro do Fifa The Best em cada ano:

2017


Melhor jogador: Cristiano Ronaldo (Portugal)

Melhor técnico: Zinedine Zidane (França)

Melhor goleiro: Gianluigi Buffon (Itália)

2018


Melhor jogador: Luka Modric (Croácia)

Melhor técnico: Didier Deschamps (França)

Melhor goleiro: Thibaut Courtois (Bélgica)

2019


Melhor jogador: Lionel Messi (Argentina)

Melhor técnico: Jürgen Klopp (Alemanha)

Melhor goleiro: Alisson (Brasil)

2020


Melhor jogador: Robert Lewandowski (Polônia)

Melhor técnico: Jürgen Klopp (Alemanha)

Melhor goleiro: Manuel Neuer (Alemanha)

2021


Melhor jogador: Robert Lewandowski (Polônia)

Melhor técnico: Thomas Tuchel (Alemanha)

Melhor goleiro: Édouard Mendy (Senegal)

2022


Melhor jogador: Lionel Messi (Argentina)

Melhor técnico: Lionel Scaloni (Argentina)

Melhor goleiro: Emiliano Martínez (Argentina)

Comments


bottom of page