Em 2022, os novos regulamentos aerodinâmicos entraram em vigor na F1. Isso fez com que os carros mudassem muito em termos de design e também em hierarquia de dominância das equipes. A ideia era que a competição ficasse mais acirrada, tentando melhorar as disputas na pista também. O diretor técnico da McLaren, James Key, diz estar surpreso com a diferença das outras equipes para a equipe de Woking.
Além das mudanças no regulamento aerodinâmico, este ano é o segundo consecutivo em que existe um teto orçamentário para as equipes da F1, com o objetivo de diminuir a vantagens de algumas equipes para outras, aumentando a competitividade entre todas. Porém, nesta temporada apenas a Red Bull e a Ferrari conquistaram vitórias e, claramente, possuem os carros mais rápidos do grid. Isso soma-se ao fato de que, faltando apenas seis corridas para o fim da temporada, a Red Bull caminha em direção a vitória em ambos os campeonatos, construtores e pilotos, com certa tranquilidade.
Key fica surpreso em como as duas principais equipes conseguem ter uma vantagem tão grande para as demais mesmo com o teto orçamentário, elogiando sua infraestrutura e conhecimento.
“Acho que estou surpreso com a forma como duas equipes conseguiram encontrar esse desempenho extra em comparação com todas as outras.
“Era uma disputa mais acirrada no começo da temporada, mas está começando a relaxar um pouco agora, e devo dizer que Ferrari e Red Bull fizeram um excelente trabalho explorando mais.
“Isso mostra que, mesmo dentro de um limite de custo, se você é uma equipe grande com uma infraestrutura extensa e com muito conhecimento e metodologia construída ao longo de muitos anos, ainda conta muito.
“É uma igualdade de condições em termos de orçamento que temos, mas não é em termos de onde todos viemos – isso nos dá um excelente ponto de referência para nos inspirar.”
Ainda nas simulações para os carros de 2022, era sugerido que eles seriam vários segundos mais lentos do que os carros dos anos anteriores. No entanto, isso não aconteceu na realidade. James ainda elogiou as habilidades de engenharia de algumas equipes que melhoraram seu desempenho ao longo do ano.
“O que me surpreendeu é que, em teoria, com o mesmo desempenho do chassi, os carros de 2022 deveriam ser dois segundos mais lentos que os de 2021, mas não foi o caso.
“Os carros estão chegando muito perto dos níveis de desempenho de 2021 agora, e alguns já o alcançaram, o que reflete a qualidade das equipes que temos neste esporte.”
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