A Comissão da Fórmula 1 da FIA realizou sua primeira reunião de 2023 nesta terça, 21 de fevereiro, em Londres, para discussão e aprovação de mudanças regulatórias a serem implantadas ao longo do ano. Entre as alterações anunciadas, destacam-se a aprovação de um novo pneu de chuva e mudanças nos circuitos da Arábia Saudita, Azerbaijão, Miami, Zandvoort, Qatar, além de nas zonas DRS em Bahrain, Jeddah, Melbourne, Baku e Miami.
Pneu de chuva
A Pirelli apresentou um pneu para chuva que não exige o uso de mantas e promete mais desempenho, e que estará disponível a partir do Grande Prêmio de Emilia-Romagna, em 21 de maio.
Cinco circuitos terão mudanças nas zonas DRS, ou zonas de uso da asa móvel, que ajuda a conferir estabilidade e aerodinâmica do carro em retas, aumentando sua velocidade. Serão alterações feitas para facilitar ou dificultar as ultrapassagens, dependendo do circuito. Os GPs de Bahrain, Jeddah, Melbourne, Baku e Miami são os escolhidos, sendo que o de Melbourne ganhará uma 4ª zona de ativação DRS.
Outras alterações em circuitos
Arábia Saudita: melhora da visibilidade na entrada da curva;
Azerbaijão: a pista será repavimentada
Miami: a pista será repavimentada;
Zandvoort: aumento de 1,5m no espaço entre as posições de pit stop;
Qatar: ganhará um novo prédio de boxes e infraestrutura de paddock.
Mensagens de rádio
Foi aprovada a flexibilização das mensagens de rádio de e para pilotos em todos os momentos de uma prova.
Além disso, foram aprovadas pequenas alterações no Regulamento Desportivo, Técnico e Financeiro de 2023, todas ainda sujeitas à aprovação do Conselho Mundial de Esportes Motorizados.
Comments