top of page

Deputado português chama Lula de “bandido” durante sessão

O deputado André Ventura, líder do partido direitista português Chega, chamou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “bandido” durante um pronunciamento na tribuna da Assembleia da República Portuguesa, o Parlamento português. A declaração aconteceu durante uma sessão na Casa Legislativa nesta sexta-feira (13).


– Compreendemos a fúria e angústia de milhões de brasileiros por verem o seu país governado por um bandido – declarou Ventura


A fala de Ventura foi contestada pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, do Partido Socialista, que afirmou que a expressão usada pelo colega de Parlamento seria “ofensiva em relação ao presidente de um país muito amigo de Portugal”.


Ao retomar o discurso, o deputado direitista disse ainda ser “difícil se dirigir ao presidente do Brasil de outra forma” e declarou que compreendia a indignação dos manifestantes que ocuparam os quartéis do Exército por não aceitarem o resultado eleitoral de outubro do ano passado.


Ventura é apoiador de longa data do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e durante a campanha presidencial brasileira chegou a fazer um vídeo pedindo votos ao ex-chefe do Executivo e dizendo que o regresso de Lula ao poder era uma “tragédia para o Brasil, para a América Latina e para o mundo que fala português”.

bottom of page