top of page

Bruce Lee pode ter morrido por beber muita água, diz estudo

Bruce Lee, uma lenda do Kung Fu e de Hollywood, morreu há quase 50 anos. Muitos mistérios estão em torno de sua morte, mas um grupo de cientistas afirma que ele pode ter morrido por beber muita água.


Lee morreu em 1973, aos 32 anos em Hong Kong, com rumores de que ele havia sido assassinado por bandidos chineses, envenenado por uma amante ciumenta ou mesmo vítima de uma maldição.


Uma autópsia na época revelou que a causa da morte de Bruce foi um inchaço cerebral, que os médicos atribuíram aos efeitos de um analgésico. No entanto, de acordo com um matéria publicada pelo Mirror, cientistas chegaram a uma nova explicação para a morte do ator.


Segundo uma pesquisa feita, Bruce Lee pode ter morrido de hiponatremia, que causa a diluição do sódio no corpo por beber muita água. Um desequilíbrio faz com que as células do corpo inchem, incluindo as do cérebro.


“Em outras palavras, propomos que a incapacidade do rim de excretar o excesso de água matou Bruce Lee”, escreveram os médicos no Clinical Kidney Journal.


O estudo afirma que Bruce tinha múltiplos fatores de risco para hiponatremia, incluindo beber muito líquido, usar maconha (que pode causar desidratação) bem como devido ao uso de medicamentos e álcool, que podem enfraquecer os rins.


Linda, a esposa do artista, disse que Bruce estava em um dieta líquida e cenoura e suco de maçã antes de morrer. Matthew Polly, que escreveu a biografia Bruce Lee, A Life, também se abordou sobre uma grande ingestão de água na noite da morte do ator.


O estudo do Clinical Kidney Journal concluiu: “Nossa hipótese é que Bruce Lee morreu de uma forma específica de disfunção renal: a incapacidade de excretar água suficiente para manter a homeostase da água, que é principalmente uma função tubular”.


“Isso pode levar a hiponatremia, edema cerebral (inchaço do cérebro) e morte em poucas horas se a ingestão excessiva de água não for acompanhada pela excreção de água na urina, o que está de acordo com a linha do tempo da morte de Lee”.


Os pesquisadores observaram que, como o consumo de água de Bruce foi mencionado antes de sua morte, mesmo sendo uma atividade comum para ele, essa ingestão pode ter sido visivelmente maior do que ele está acostumado, o que o levou a morte.


Bruce Lee nasceu em 1940, além de ator e artista marcial, ele também trabalhou como diretor de cinema, produtor cinematográfico, roteirista, instrutor de artes marciais, filósofo e autor. Lee teve dois filhos Brandon e Shannon. Brandon morreu durantes as gravações de O Corvo em 1993.

bottom of page