top of page

Bolsonaro reforça que fala ‘tudo’ de economia com Paulo Guedes

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lembrou, nesta sexta-feira (19), que não “entende nada” de economia e, por isso, fala “tudo” sobre o assunto com Paulo Guedes, que comanda a equipe econômica O ministro era chamado de “Posto Ipiranga” na campanha eleitoral de 2018.


– Eu não entendo nada de economia e falo tudo que tem que falar com o Paulo Guedes, para ninguém ouvir. “PG, e daí?” Em algumas poucas vezes eu tenho razão, na maioria das vezes ele conserta o negócio e toma providências – declarou Bolsonaro, em entrevista à 98 FM, web rádio de Belo Horizonte (MG).


Guedes começou o governo como “superministro”. A Pasta da Economia reuniu, em 2019, diversos ministérios, como a Fazenda, o Planejamento e a Indústria e Comércio. Para abrigar o aliado Onyx Lorenzoni, contudo, o presidente recriou no ano passado o Ministério do Trabalho e Previdência, que estava sob o comando da Economia.


Em dezembro, o governo também determinou que a Casa Civil teria a palavra final sobre a gestão do Orçamento.


Na entrevista, Bolsonaro disse que procurou reduzir os preços dos combustíveis desde que assumiu o Palácio do Planalto. Na prática, o governo patrocinou um projeto de lei que fixou um teto de 17% para o ICMS que incide, por exemplo, sobre diesel e gasolina;


O presidente também afirmou que em agosto deve haver nova deflação no país, como ocorreu em julho.

bottom of page