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Associação de produtores brasileiros destaca reconhecimento do Carrefour e espera normalização de operações




A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) enalteceu o pedido de desculpas e o reconhecimento público feito pelo CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, sobre a qualidade da carne brasileira e a competência de seus produtores. A entidade vê o gesto como um passo importante para a normalização das operações da rede francesa. “Esperamos que, com isso, as operações da rede francesa sejam restabelecidas”, disse a associação em trecho da nota.

Na nota, a associação reiterou que a defesa do setor e do compromisso com os consumidores, nacionais e internacionais, permanece como prioridade. “A agroindústria brasileira é destaque no mundo e atende aos mais altos padrões de qualidade, sanitários e ambientais dos mercados mais exigentes globalmente”, afirmou a Abiec, que buscou destacar a produtividade e a responsabilidade da agroindústria nacional, que posiciona o Brasil como “referência global” no fornecimento de carne de alta qualidade.

Bompard pediu desculpas ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, por declaração dada na semana passada, quando afirmou que a operação do Carrefour na França deixaria de comprar carne dos países do Mercosul. No documento, enviado pela Embaixada da França ao ministério, afirma que a “agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor”. A carta de Bompard deve colocar fim a uma crise entre o Grupo Carrefour e o agronegócio brasileiro, em especial a indústria das carnes nacional.

Em represália à declaração, frigoríficos suspenderam o fornecimento de carnes a Carrefour no Brasil e condicionaram a retomada do fornecimento a uma retratação pública de Bompard. Em paralelo, o Grupo Carrefour publicou um comunicado em seu site oficial, afirmando que jamais opôs agricultura brasileira à francesa.


Frigoríficos retomam fornecimento de carnes ao Carrefour após retratação


a manhã desta terça-feira (26), o Grupo Carrefour anunciou a retomada das compras de carnes de frigoríficos que haviam interrompido as entregas à empresa. Essa mudança ocorreu após a companhia receber questionamentos sobre as normas e padrões dos produtos brasileiros. A JBS, que representa 80% das aquisições do grupo, já começou a enviar novos lotes para o Atacadão. A regularização das entregas foi observada em supermercados e hipermercados da rede.

A decisão de reiniciar as vendas foi impulsionada por uma carta enviada ao governo brasileiro, na qual o Carrefour se desculpou formalmente pelas últimas declarações polêmicas e enfatizou a qualidade dos produtos nacionais bem como a importância da parceria com os fornecedores locais. Até a última segunda-feira (25), mais de 20 empresas estavam impedidas de realizar entregas, e esse número poderia aumentar rapidamente, gerando preocupações para a companhia.

O boicote às entregas estava gerando dificuldades significativas para o Carrefour, com previsões  indicando que o Assaí poderia ultrapassar o Atacadão em vendas no quarto trimestre, devido à escassez de produtos. Além das carnes, a falta de frango e ovos também impactava as prateleiras das lojas, levando a uma situação crítica em algumas unidades.

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