top of page

A polinização


Polinização é a transferência dos grãos de pólen das anteras ( parte masculina ) para o estigma ( parte feminina ) das flores, possibilitando a fecundação da flor e posterior desenvolvimento do fruto.


Para compreendermos melhor a interação planta - abelha, é necessário conhecer as partes da flor. Numa flor típica, encontramos peças que recebem os nomes de cálice, corola, nectário, gineceu e androceu. O nectário secreta um líquido açucarado chamado néctar. As abelhas coletam o néctar, desidratam-no na colmeia e o transformam em mel.


Androceu é o órgão masculino da flor que produz os grãos de pólen que as abelhas coletam para sua alimentação com fonte proteica. Ao coletar os grãos de pólen, elas levam para a colmeia na pata traseira em uma estrutura chamada corbícula. Ao coletar o néctar no nectario, ela esbarra no estigma do gineceu, promovendo a fecundação da flor. É a polinização.


Eis algumas culturas que têm aumento de produtividade com a polinização feita pelas abelhas.

  • Laranja - aumenta 37%

  • Pêssego - aumenta 94%

  • Maçã - aumenta 94%

  • Abóbora - aumenta 77% e outras.

Finalmente, temos que preservar as abelhas para aumentar a produção de frutos e sementes.


O autor

Mauro Roberto Martinho nasceu em Viçosa, MG, em 7/8/1943. Aos 11 anos de idade, teve a vontade de ser padre, foi para o Seminário em Petrópolis, Rj, em regime de internato.

Aos 12 anos, em um domingo chuvoso sem a possibilidade de praticar esporte, foi para a biblioteca do Seminário e de olhos fechados, retirou um livro das prateleiras “A Criação de Abelhas”. Com esta leitura começou a paixão pelas abelhas.

Formado em Técnico de Agricultura e como Engenheiro Agrônomo, na Universidade Federal de Viçosa, MG.

Em 1973, conseguiu licença da universidade e foi para Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, SP (USP) fazer o mestrado e o doutorado em genética das abelhas.

Professor de apicultura na graduação e na pós graduação dos cursos de agronomia, zootecnia e biologia, na Universidade Federal de Viçosa.

Fundou a Associação Mineira dos Apicultores (APIMIG) e a Cooperativa Mineira dos Apicultores (COAPIMIG).

Viajou para quase todos estados brasileiros e em alguns países no exterior ministrando cursos e palestras sobre apicultura.



Comments


bottom of page